segunda-feira, 26 de março de 2012

Começando...

Bom, pessoal, vou escrever um pouquinho sobre a minha história e  a minha decisão de me submeter à cirurgia bariátrica para emagrecimento.

 Eu nunca fui uma pessoa magrinha, nunca fui slim. Desde que me entendo por gente, sempre lutei contra o excesso de peso. E sempre estava insatisfeita com ele. Lembro-me de uma certa vez que na escola teve uma apresentação da "escolinha do professor Raimundo" e me escolheram justamente para ser a "D. Cacilda".. Antes da apresentação eu estava super tranquila, tal, mas na hora que me vesti como ela foi me dando um desespero, um sensação ruim por me restar justamente aquele papel, porque eu era a única gordinha da turma... isso me deixou um pouco traumatizada...

 Já vinha fazendo dietas e atividade física desde muito nova, inclusive passando por nutricionistas muito rígidas, mas de nada adiantava.. emagrecia 1, 2 kg e não conseguia manter. Eu nunca tive problemas de saúde como tireóide alterada, diabetes, colesterol altos, nada, graças a Deus.

 Então passei toda minha infância e adolecência desta forma, por muitas vezes me cobrando demais por nunca ter conseguido chegar a um peso "normal", me depreciando por estar gorda, por não ter amigos, por não ter vontade para sair com as colegas porque me sentia sempre o patinho feio da turma, porque quando saía, minhas amigas sempre ficavam com alguém e eu passava a festa inteira sozinha, isolada num canto. Isso me deprimia e me fazia me isolar a cada dia.

 Até hoje esta situação continua, só que agora, pelos rumos da vida adulta, a diferença é que não tenho mais amigos para sair. Me isolei de tal forma que hoje me sinto prisioneira desta solidão. Não sei mais como fazer amigos, as pessoas que conheço me "ignoram" quando saem e simplesmente não me chamam, não sei por qual motivo, apesar de eu sempre falar com elas que quero sair...

 Esta situação está me incomodando de uma forma terrível, afinal, agora eu estou com 30 anos, solteira (sem nem namorado), 30kg acima do meu peso ideal, com colesterol, triglicéredes e açúcar altos, com esteatose hepática, problemas na coluna e no nervo ciático, sem nenhum condicionamento físico, a ponto de ficcar ofegante ao subir um pequeno lance de escada ou uma pequena ladeira.

 Assim, em Janeiro de 2012, navegando pela internet, descobri a existência do balão intragástrico e resolvi me submeter a esse procedimento, já que é um procedimento super simples, não tem cirurgia, e é reversível. Assim, marquei uma consulta com o Dr. Marcelo Falcão, que faz a colocação do balão intragástrico por endoscopia para saber se eu tinha indicação para o procedimento, como era, de que necessitava, tal. Ele foi muito gentil, escareceu todas as minhas dúvidas, me passou os exames e requereu os atestados de outros profissionais como cardiologista, nutricionista e psicólogo, já que eu pretendia realizar o procedimento com a cobertura do plano de saúde.

Fiz todos os exames, peguei todos os relatórios e quando fui solicitar ao plano, o mesmo foi negado, sob a alegação de que o procedimento não era autroizado pela ANS para que os planos cobrissem. Eu poderia ter entrado com uma ação judicial para realizar o procedimento, mas resolvi desistir e partir mesmo pra cirurgia, que já é coberto pelos planos de saúde.

Assim, marquei uma consulta com Dr. Marcelo Falcão para amanhã, 27/03/2012, para conversar com ele sobre a cirurgia, do que preciso, exames, equipe multidisciplinar... tudo.

Bom, esse post ficou um pouquinho grande, mas espero que você tenha entendido.. a partir de agora as postagens serão menores e postarei os passo-a-passos até a realização da cirurgia e o pós operatório.

2 comentários:

  1. Olá Little!
    Li sua mensagem no meu blog, por isso estou aqui dando uma espiadinha no seu.
    Se o procedimento do balão não deu certo é por que não era para ser e Deus está preparando algo muito melhor para você.
    Conte comigo no que precisar e se eu não souber eu pergunto para o meu cirurgião, ok? Hehehe...
    Nos mantenha informadas sobre a sua consulta do dia 27/03.
    Força para lutar e fé para vencer!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Marcia, fiquei muito feliz com a sua resposta!
    Sim, também creio que Deus só tem o melhor pra nossas vidas e que na hora certa, tudo dará certo!
    Estou indo agora pra Salvador pra consulta com o médico. Hoje ou amanhã eu posto o resultado.
    Obrigada pelo carinho, Que o Senhor te guarde a cada dia sob suas fortes mãos.

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho para mim, ficarei feliz em lê-lo!