quarta-feira, 28 de março de 2012

Consulta pré-operatória II

Oi pessoas!!

Bem, vou completar o post de ontem com algumas informações referente à consulta com Dr. Marcelo.

Bom, como disse, eu levei uma listinha de perguntas para que ele me esclarecesse as dúvidas e ficaram assim respondidas para o meu caso. Cada médico tem um método de trabalho e cada paciente tem um tipo de particularidade, portanto, isso não dispensa a consulta com o seu cirurgião, mas pode ser um esboço de roteiro de perguntas para fazer a ele para tirar  suas dúvidas acerca da cirurgia e pós-operatório.  Não me lembro exatamente das palavras utilizadas pelo médico para responder as perguntas, então vou colocar o que entendi das respostas.

Vejamos:

P. TENHO INDICAÇÃO PARA A CIRURGIA BARIÁTRICA?
R. Sim, tenho IMC de 36,3 e comorbidades como colesterol, triglicérides e açúcar elevados, estou com achatamento do nervo ciático, esteatose hepática (gordura no fígado) e isso tudo é agravada pelo excesso de peso.

P. O PLANO COBRE A CIRURGIA?
R. Sim, o plano cobre toda a cirurgia e é bem rápido para autorizá-la.

P. COMO É O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO? QUAL A TÉCNICA UTILIZADA? COM OU SEM A COLOCAÇÃO DE ANEL?
R. A técnica utilizada é a Bypass, ele me mostrou esse vídeo, é feita por videolaparoscopia e não há a necessidade da colocação de anel porque hoje a técnica já está mais avançada do que há 15 anos atrás e eles já conseguem fazer um estômago menor e assim, não há necessidade da colocação do anel.

P. QUAL O PERÍODO DE INTERNAMENTO?
R. Normalmente, Dr Marcelo dá alta ao paciente com dois dias da cirurgia. Ele me explicou que acha melhor o paciente ficar internado porque tem um acompanhamento 24h, mede temperatura, vê se vai ter uma fístula (vazamento do suco gástrico pelos pontos da cirurgia)... na verdade ele deixa mais em internamento como um cuidado, um acompanhamento, uma precaução, o que particularmente achei muito bom, mostra seriedade do profissional e comprometimento com a saúde do paciente.

P. AS CONSULTAS PÓS-OPERATÓRIAS SERÃO DE QUANTOS EM QUANTOS DIAS?
R. A primeira é com 7 dias da cirurgia e as próximas serão mensais, já que as alterações de peso e índices do pacientes não podem ser percebidas semanalmente.

P. POSSO VIAJAR APÓS A ALTA HOSPITALAR?
R. Perguntei porque como não moro em Salvador, (moro no interior, a 180km de distância de Salavador), fica mais complicado permanecer lá por muito tempo, aí queria vir pra casa após a alta hospitalar, e ele me disse que poderia sim vir pra casa, viajando de carro, no banco de trás, sem muito sacudir, tudo tranquilo. Oba!

P. TENHO ALERGIA A DIPIRONA E PARACETAMOL, ALGUM PROBLEMA PARA A CIRURGIA?
R. Ele me disse que não tem problema, que pode ser feita a substituição da medicação.

P. E QUANTO ÀS DORES? OUVI DIZER QUE O QUE MAIS INCOMODA SÃO OS GASES...
R. Ele me disse que normalmente a cirurgia não causa dor. Que isso é muito relativo e quanto aos gases, se o paciente seguir exatamente as orientações da equipe, fizer a dieta pré-operatória, caminhar, não falar muito, comer direitinho não existirão dores. Cool!

P. E QUANTO A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR?
R. Ele me disse que a equipe multidisciplinar é muito importante, que tem sim que ter um acompanhamento principalmente de nutricionista e psicólogo, e no meu caso de cardiologista, já que estou com índices de colesterol e triglicérides altos, ortopedista. Pedi a indicação pois a psico e nutri que vou aqui na minha cidade não tem muita experiência com obesidade, aí ele me indicou umas que atendem aqui mesmo e já vou marcar para elas.

P. E QUANTO AOS EXAMES NECESSÁRIOS?
R. Bom, ele me passou uma bateria de exames. Exames de sangue, cardiológicos, Rx do tórax, Ultrassom do abdomem, bioimpedância, doppler.

Bom, vou terminando pro post não ficar cansativo.

Continuo no próximo!

Beijocas!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho para mim, ficarei feliz em lê-lo!