sexta-feira, 13 de abril de 2012

Dicas importantes

Oi, pessoa!

Esse post é referente ao dia de ontem, viu? É porque ontem acabei capotando bem cedo, porque na noite anterior eu só tirei 2h de sono.. me deu insônia (coisa raríssima), acho que por causa da ansiedade em fazer logo a cirurgia... Mas foi bom porque orei um pouco, chorei, desabafei com Deus.... me fez bem!

Bom, ontem eu fui na segunda consulta com a psicóloga e pude perceber, mais do que nunca, que o acompanhamento psicológico no pré e, principalmente, no pós operatório é extremamente importante! E outra coisa, dê preferência a profissionais com experiência na área de tratamento de obesidade. Eu senti essa diferença na pele porque antes eu fazia tratamento com uma psicóloga comum, que é muito boa também, mas eu vejo que as observações da psico especializada são completamente diferentes, o enfoque é realmente outro, portanto, vale a pena procurar um profissional (da sua confiança sempre) que seja especialista em tratamento de obesidade.

Ontem pude conversar com a psico sobre muitas coisas, contei sobre o que aconteceu na situação com minha mãe e ela me abriu o olho que eu tenho que estar preparada para todos os tipos de críticas e comentários que virão depois da cirurgia como aqueles que dizem que você não emagreceu nada, ou aqueles que você emagreceu demais, ou aqueles que você está linda, ou aqueles que você está feia, "chupada"... ela me disse que esses tipos de comentários acontecerão e que desde já tenho que estar preparada para responder tais comentários. Por isso, se faz imprescindível o acompanhamento de psicólogo, porque eles nos ajudarão a enfrentar esses problemas comuns do novo estilo de vida que começaremos.

Ela me falou tambem uma coisa que eu ainda não tinha pensado: eu sou muito introspectiva, muito tímida, e isso me faz ser uma pessoa muito sozinha, que não gosta muito de sair, de aparecer, que não tem amigos... é triste, mas é a pura realidade. Ela me disse que tenho que mudar essa situação com urgência, pois muitas vezes descontamos essas frustrações no prazer do comer e com a cirurgia esse prazer, pelo menos nos primeiros meses será cortado, então tenho que procurar descobrir coisas que me deem prazer além da comida e de preferência que eu esteja com outras pessoas. Tenho que sair mais de casa, nem que seja pra ir dar uma volta com o cachorrinho, sair com alguém que vai comprar alguma coisa, dar opnião, me sentir necessária e com isso vou descobrindo outros prazeres além da comida. Eu gosto muito de ler e de fazer artesanatos (scrapbooking, cartões artesanais, caixinhas de madeiras) e ela me disse que alem desses, tenho que procurar por prazeres que envolvam outras pessoas, pois o fato de estar sozinha vai me levar a passar por situações em que quero quebrar todos os artesanatos e queimar todos os livros, então tenho que ter um plano B! Pensei na possibilidade de dar aulinhas de artesanato... vou amadurecer essa ideia pra ver no que dá...

Uma coisa que tem me ajudado bastante é este bloguinho, pois tenho contatos com outras pessoas, tenho aprendido com suas experiencias, tenho podido desabafar, falar o que penso e o que sinto sem ser julgada, mas sim sendo compreendida por pessoas que passaram ou passam por situações semelhantes. Muito obrigada a você que le meus comentários, que me segue, que me manda recadinho... isso tem me feito o bem enorme!

Bom, vou terminando este post que já está grandinho.... Mais tarde espero postar mais, agora vou faxinar meu quartinho... Beijocas, amo você!


4 comentários:

  1. Oi amiga, passei aqui pra conhecer teu bloguinho e adorei desculpa não ter vindo antes viu!

    Adorei seu post, mil beijos, Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju, obrigada pela visita!!
      Não precisa pedir desculpas não, importante é que veio.. Fico feliz que tenha gostado do meu bloguinho.

      Beijos e precisando, estou aqui!

      Excluir
  2. Oi querida! Vim agradecer a enoooorme força lá no blog!!! Obrigada meeeesmo, foi muito importante para mim!!! Bem, li cada linha do seu post e achei o máximo. Preciso confessar que essa identificação com o psicólogo fez toda diferença quando eu resolvi combater um determinado problema de ansiedade. Eu tratava com outra em que eu ficava falando do passado, da infância e tal, mas foi qd encontrei uma psico que sabia responder exatamente minhas questões diretamente que me senti segura e me achei. Portanto fico feliz que vc tb tenha tido esta felicidade. Não deixe de lado o tratamento psicológico. Não mesmo. Ainda mais que vi que vc é como eu, não tem muitas amigas e prefere ficar sozinha, em casa... eu tb sou meio assim!!! Mas ao menos não estou descontando na comida!!! Vc está no caminho certo e fico muito feliz por isso!!! Estou te seguindo e vou acompanhar todo esse seu processo de autodescoberta e vitória! um bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida, mas só te disse o que realmente penso mesmo.. não podemos desistir nunca!

      Muito obrigada pela força também, é bom saber que estou sendo lida e indo pelo caminho certo, porque isso lá na frente me possibilitará a vitória!

      É amiga, essa questão da psicóloga realmente foi forte comigo,. percebi mesmo a diferença do trabalho delas e estou vendo que a especialista é mais direta na solução dos meus conflitos.

      A solidão me incomoda um pouco, mas eu já estou me empenhando em resolver isso e vou conseguir.. e você também vai, viu? Dá um jeitinho de sair com alguem, parente, amigo, ir visitar alguem, dar um passeio com um cachorrinho (nem que seja emprestado).. e vamos que vamos!!!

      Beijos querida e qualquer coisa, estou aqui!

      Excluir

Deixe seu recadinho para mim, ficarei feliz em lê-lo!