domingo, 1 de abril de 2012

Início da Dieta pré-operatória

 Olá, pessoa!

Conforme dito ontem, amanhã eu vou começar a fazer a dieta pré-operatória, ou melhor, a dieta pré-pré-operatória.. Portanto, posto desde hoje as instruções para todas as etapas e os cardápios para as dietas de 6 dias antes da cirurgia e da dieta líquida do dia anterior à cirurgia. Este material me foi passado pela minha nutricionista e é uma dieta básica pré-gastroplastia.

Gostei muito dessas instruções que ela passou, é uma coisa que a partir de agora tenho que utilizar para toda a vida.

Nas minhas pesquisas pela net, encontrei alguns sites (Você mais leve e Reeducação alimentar é tudo!) que falam sobre reeducação alimentar (R.A.) e gostaria de compartilhar com você sobre alguns princípios básicos da R.A.. Vejamos:

1 -  FRACIONAMENTO: quanto mais fracionamos a alimentação, ajudamos a digestão, fazendo com que o metabolismo entre em ação e evitando assim o acúmulo de gordura. Também, quando nos alimentamos com mais frequência, a tendência é ingerirmos menos quantidades de alimentos. É importante não ficar com fome. O ideal é nos alimentarmos a cada 3 horas, fazendo pequenos lanches entre as refeições principais;

2 - MODERAÇÃO: Se alimentar é fundamental, mas tanto o exagero como a ausência de alimentos é prejudicial à saúde. A palavra de ordem é mesmo a moderação. Nem tanto, nem tão pouco, nem 8, nem 80. Não vale repetir as refeições, nem fazer aqueles pratos enormes estilo "pedreiro", como também não vale pular refeições, como o café da manhã;

3 - EQUILÍBRIO: Não basta somente se alimentar, tem que se alimentar consumindo corretamente os diferentes grupos alimentares para que haja o perfeito suprimento das substâncias, vitaminas, minerais de que nosso organismo necessita, para que não venhamos a precisar de suplementação por medicamentos;

4 - CALMA: As refeições devem ser feitas de forma tranquila, mastigando-se bem os alimentos para assim facilitar a digestão e dar tempo para que o cérebro receba a informação de saciedade;

5 - CONHECIMENTO:  Devemos conhecer os alimentos que ingerimos, como as propriedades, as vitaminas, quantidade calórica, quantidade de gordura, sódio, tudo isso é importante para se ter uma alimentação mais saudável e funcional;

6 - PLANEJAMENTO: É muito importante planejarmos nossas refeições para que tenhamos possibilidade de escolher o que vamos comer, pois com a vida corrida que temos levado, às vezes nos pegamos em situações que não temos escolhas por uma alimentação saudável ou não dá tempo de sair do trabalho e comprar um lanche saudável, essas coisas. Portanto, um planejamento alimentar é importante para já termos consciência do que e de como vamos nos alimentar naquele dia e de que precisamos seguir aquele planejamento.

7 - ADEQUAÇÃO: O planejamento alimentar deve ser sempre personalizado, deve se adequar à nossa situação de vida, às nossas possibilidades, por exemplo, tem que ter um cardápio personalizado para cada pessoa que trabalha em casa, que trabalha fora, que almoça em casa, que almoça fora, que tem restrições alimentares a certos tipos de alimentos, que não tem muita disponibilidade financeira, que acorda cedo, que acorda tarde, que faz atividade física, que não faz atividade física... Então, o planejamento, a dieta, tem que ser adequado para cada pessoa, tem que ser individual para que haja perfeita condição para que você possa segui-lo.

8 - FOCO: A concentração no objetivo a ser alcançado é que vai possibilitar a permanência  e fidelidade ao programa de reeducação alimentar. O foco deve ser sempre a melhora da qualidade de vida através da ingestão de alimentos saudáveis, de práticas que auxiliam o funcionamento do corpo como um todo.  Com o corre-corre da vida moderna é muito fácil comermos junk food ao invéz de irmos almoçar em casa, ou trocarmos o almoço saudável por um lanche na padaria, portanto, não podemos nunca perder o foco do nosso objetivo. No dizer de Bruno Henriques Marques (médico endocrinologista): "A concentração aqui sugerida é no sentido de encararmos as refeições e o programa alimentar não como uma obrigação absoluta e inalcançável que inevitavelmente falharemos, tampouco como uma “dieta” pregada na geladeira que “qualquer dia eu começo” ou “segunda-feira eu começo”, mas como um processo contínuo que requer atenção e seriedade permanente para que as metas sejam alcançadas e mantidas." (Fonte: http://www.anapmaia.com/2011/05/principios-de-uma-reeducacao-alimentar.html)

9 - NÃO SE PRIVE DO QUE VOCÊ GOSTA: É importante saber comer todos os alimentos, desde que com moderação. Às vezes adiamos começar as dietas por sabermos que não vamos mais poder comer algumas coisas que gostamos e isso acaba nos prejudicando, mas, na reeducação alimentar é possível sim comermos as coisas que gostamos desde que seja com moderação (em vez de comer 1 caixa de chocolate, comer apenas 1 unidade) e não comer todos os dias, porque isso pode colocar em risco os efeitos da R.A. O problema não é abrir uma exceção, mas sim é quando a exceção vira regra. 

 10 - NÃO SE FAÇA DE VÍTIMA: Não saia por aí alarmando que está de dieta, ou que não vai comer isso ou aquilo porque está de dieta para que as pessoas tenham peninha, dó, de você. Não estamos em dieta! Estamos em reeducação alimentar, por uma opção de mudança de hábitos alimentares, mudança de vida mesmo! É preciso que aprendamos a conviver com as situações que nos são impostas como jantar com companheiro(a), almoço na casa da mamãe, lanchinho que  a amiga faz... é preciso saber o que, como e quanto comer e assim poderemos ter uma vida normal sem termos pena de nós mesmos nem os outros terem pena de nós. Reeducação alimentar não é sacrifício, é opção de vida!

11 - BEBA ÁGUA:  É extremamente importante o consumo de água durante o dia. O aconselhável é beber nó mínimo 1,5 l de água por dia. A maior parte do nosso corpo é composta de água e por isso ela é essencial para o seu funcionamento. Não esqueça de beber água! Saia de casa com uma garrafinha na bolsa, no carro, coloque lembretes na mesa de trabalho, no computador, pela casa, alarmes no celular, enfim, qualquer coisa que te lembre de beber água!

Bom, pessoa, agora vou me despedindo pra ir ler os primeiros capítulos do livro PENSE MAGRO e depois ir mimir porque amanhã meu dia começa às 06h com um desjejum e 20min de simulador de caminhada. Espero que os princípios descritos nesse post possam trazer algum benefício para sua vida.

Força, garra e determinação, pois não há vitória sem batalha 
e a palavra de Deus diz para nos esforçarmos porque a vitória 
já nos foi garantida pelo sacrifício de Jesus na cruz!!

Beijocas!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho para mim, ficarei feliz em lê-lo!