quarta-feira, 11 de abril de 2012

Voltei...

Olá, pessoas... desculpa a demora em postar, mas é que eu acabei viajando no feriado e não deu para postar... mas enfim, estou de volta!

Vim aqui pra desabafar hoje... estou me sentindo muito triste... 

Bom, começando:

Má notícia: Nesse final jaquei federal de verde e amarelo.. comi o que não podia, nas quantidades que não podia... enfim, fiz um carnaval... e a Boa notícia: já voltei para R.A. hoje e espero não sair dela.

Boa notícia: Ontem no curso fiquei um tempão conversando com minha amiga gastroplastizada Priscilla e a gente conversou muito, ela me falou mais da experiência dela, de como ela se sente hoje, mesmo dois anos depois de operada... do psicológico, dos desejos, enfim, foi uma ótima conversa que me deixou ainda mais animada para fazer a cirurgia. Ela me disse que se eu perguntasse a ela há um tempo atrás se valeria a pena fazer a cirurgia, ela provavelmente me responderia que não, porque ela teve algumas dificuldades no pós, ficou anêmica, desmaiava muito, tinha vontade de comer as coisas e não podia... mas que hoje ela me dá todo o apoio pra fazer porque ela pesou os prós e os contras da cirurgia e viu que o resultado hoje é muito melhor, tipo, antes ela tinha várias doenças, como esteatose hepática grau III, diabetes, colesterol alto, problemas no joelho, depressão, entre outros e hoje ela só tem anemia, que é uma coisa altamente controlável, hoje ela vive uma vida tranquila, se sente melhor com seu corpo, vai à praia e faz tudo que pessoas "normais" fazem.

Má notícia: Hoje eu já acordei meio mais ou menos, ansiosa pela cirurgia que ainda não marquei, essas coisas normais nessa fase. Aí logo cedo minha mãe fala com minha irmã (que é gastroplastizada há uns 7 anos e engordou uns 15kg) e ela disse que está indo numa nutricionista ortomolecular e fazendo a dieta já emagreceu 3kg em 2 semanas... do jeito como minha mãe falou, eu entendi isso como se ela tivesse jogando na minha cara que minha irmã conseguia fazer e eu não, mas resolvi ficar calada, só disse legal.

Mais tarde minha cunhada me ligou pra dizer que uma moça que vende roupas em casa tinha avisado a ela que tinha chegado novidades e que era pra ir lá. Eu disse a ela que não estava muito afim, com ânimo de comprar roupa, mas que falaria com minha mãe pra ver se ela queria ir. Então, fui falar com minha mãe e disse a ela que eu não tinha vontade de ir porque estava desestimulada, era difícil encontrar roupa que coubesse em mim, tal, aí ela disparou: 
- ah, você está comendo demais, você está comendo para engordar para fazer a cirurgia!
- aí eu disse que eu já tinha reduzido a quantidade de comida e que NUNCA pensei em engordar para fazer a cirurgia.
- você fica fazendo doce e se acabando no doce o dia inteiro, que quem quer emagrecer não faz isso!
- eu disse que eu só comi a mousse ontem.
- você não está mais nem indo pro pilates!
- eu disse que não estou indo porque viajando direto é ruim ir uma vez só, não vai adiantar nada.
- é pior ficar em casa comendo o dia todo!
- aí eu me chateei mesmo.. e disse: é, eu não devo fazer nada além de ficar em casa o dia todo comendo.. devo viver pra comer... só faço comer o dia todo...

Depois ela mudou de assunto, mas isso me machucou muito, de verdade... 

Será que ela pensa que eu estou obesa porque eu quero? Porque eu decidi morrer mais cedo? Ou porque eu decidi levar uma vida miserável cheia de dores e de doenças?
Será que ela acha que emagrecer é só estalar os dedos e pronto, corpo novo? Ela também está com sobrepeso e sabe o quanto é difícil emagrecer, mas parece que o dedo só aponta pros outros. Ela não sabe nem quer saber ou entender o que se passa na minha cabeça, como me sinto quando ouço essas coisas, como me sinto mal em querer mas não conseguir ir na praia, como me sinto em gostar de uma roupa e não poder usá-la porque não cabe, em como me sinto por ouvir o filho do meu primo dizer no aniversário dele que só porque entrei no pula-pula com minha sobrinha que eu ia quebrá-lo, como me sinto por ter dificuldades em me acomodar no ônibus, como me sinto constrangida em sair de casa, em sair com amigas... como me sinto fracassada por tentar emagrecer e não conseguir e ainda ter que ouvir de familiares que é só ter força de vontade...

Poxa, essa força de vontade simples só funciona pra quem tem um metabolismo acelerado, quem tem facilidade pra emagrecer! Ninguém é obeso porque quer não!! Se fosse fácil não precisaria existir a gastroplastia!!

Nossa, to muito triste mesmo, muito chateada com essa situação, tô doida pra fazer logo essa cirurgia e resolver esse problema... 

Por falar em cirurgia, eu ia nessa sexta-feira levar os laudos e exames para Dr. Marcelo pra marcar logo a cirurgia, mas minha mãe pediu pra esperar pra semana que vem porque ela vai fazer um exame em Salvador e eu vou com ela e já faço isso também... mais uma semana de espera... Mas Deus sabe de todas as coisas...

Desculpa pelo desabafo, mas eu precisava falar isso pra alguém e como sou muito fechada, aqui é o melhor meio pra isso. Obrigada pela atenção, fica com Deus e até mais tarde.

3 comentários:

  1. Ow Flor,
    Você tem todo direito de se chatear e desabafar, passei por muitas criticas da minha mãe e eram as piores pra mim, mas depois percebo que elas são frustradas tb por estarem acima do peso e depositam em nós as expectativas de mudanças...E Não merecemos essas alfinetadas, sei que é dificil mas tente filtrar tudo que te falarem e continue sua luta...COM FÉ E FORÇA...o operação será uma ferramenta que te ajudará muito...Estou aqui se precisar conversar...Beijocas grande

    ResponderExcluir
  2. Quem nunca foi obeso, nunca entenderá a complexidade desta DOENÇA!
    Antes eu nunca tinha cogitado fazer a cirurgia... achava que não era para mim... Mas, agora depois de 5 meses digo: melhor decisão que já tomei!
    Não que seja um passe de mágica: não é!
    Mas, é um poderoso instrumento auxiliar no emagrecimento...
    Mas, se bobear engorda... Vc sabe disso, tem sua irmã de prova...
    Vejo hoje com muitaaa clareza a importância do apoio psicológico: terapia tem que fazer!!!
    Anime-se!
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  3. Olá, tude bem? Eu estou naquela fase de fazer dieta e desabafar so no blog mesmo. Parentada e amigos da onça não tem a menor necessidade de saber de nada. Vc está certa em colocar aqui seus sentimentos, dúvidas, medos! Conversar sobre cirurgia acho válido, ainda mais para saber sobre o dia a dia da pessoa!!! Te desejo sucesso!!! Um bjo

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho para mim, ficarei feliz em lê-lo!